quarta-feira, 6 de maio de 2009

NetBeans ou Eclipse? Qual IDE devo usar?

Amigos;

Fiquei muito tempo sem postar nada, mas andei muito ocupado nos últimos dias. Encontrei um artigo, no iMasters, super interessante e bem escrito e separei para vocês. 
Eu sempre preguei que para desenver Java com JSF o NetBeans dá de mil no Eclipse, porém utilizei o Eclipse no desenvolvimento do Comprafácil.com, Ipirangashop.com e no GloboMarcas.com e ele me atendeu bem.
Segue abaixo o artigo escrito pelo Alantiel Freire Marins, na última Quarta-feira (06/05/2009)

Uso de IDEs para o desenvolvimento Web

Falar de IDEs (Ambientes integrados de desenvolvimento) é muitas vezes mais polêmico que falar sobre as próprias linguagens de programação. E como não quero aumentar isso ainda mais, não vou escrever sobre qual é melhor ou pior, vou apenas descrever um pouco do que acho sobre duas que considero as principais delas. Apesar de ajudar - e muito - quando já se sabe programar, pode atrapalhar bastante usá-las quando se está aprendendo, mas isso vai de cada pessoa e também não é esse o objetivo do artigo.

O uso de IDEs para desenvolvimento é muito praticado hoje em dia, principalmente para se trabalhar em agências ou software houses, com produção em grande escala, diversas pessoas no projeto etc. Vou falar especificamente das IDEs Eclipse e NetBeans por serem gratuitas e também por serem as mais utilizadas nos dias de hoje, principalmente com Java.

NetBeans

Foi desenvolvida pela Sun e é mantida pela comunidade open source. Ela foi feita de Java para Java. É muito utilizada para desenvolvimento de Java para Web, apesar de também ser muito útil para desenvolvimento enterprise e aplicações java para desktop. Possui os principais recursos de uma boa IDE, tais como depuração avançada em tempo de desenvolvimento, deixando os pontos com falhas de digitação, ou variáveis não declaradas, falta de chaves ou colchetes, importações de bibliotecas necessárias automaticamente etc.

A NetBeans é considerada relativamente fácil de usar e que acelera bastante o desenvolvimento e testes, já que possui um servidor de aplicação embutido, o contêiner Tomcat, ou seja, não precisamos nos preocupar com o ambiente local para desenvolvimento e testes, basta uma tecla e a sua aplicação estará rodando. Com todos esses recursos vindo por padrão na sua instalação, não poderia deixar de ser, o NetBeans é relativamente pesado (lembrando que 'pesado' pode ser leve em muitas máquinas hoje em dia. A maioria dos jogos de hoje são mais pesados que a IDE, isso para se ter uma comparação). Mas, como disse, para quem não gosta de configurar muitas coisas, gosta de praticidade e necessita de um ambiente completo para desenvolver, principalmente para web, o NetBeans é uma ótima escolha.

Para baixar a IDE basta entrar no site: http://www.netbeans.org

Eclipse

É uma boa opção para aqueles que gostam de ter seus aplicativos configurados à sua maneira, como faz muito bem o navegador Firefox, que vem crescendo a cada dia por ser bem adaptável ao estilo de seu usuário.

O Eclipse foi feito em Java, mas é largamente usado por programadores de outras linguagens, tanto server-side como client-side, tais como PHP, XML, XHTML e Javascript. Foi inicialmente desenvolvida pela IBM e depois liberada para a comunidade do software livre.

A característica principal do Eclipse é que é baseada em plugins, ou seja, numa mesma empresa podem ter pessoas usando um determinado plugin enquanto outra pessoa pode estar utilizando outro totalmente diferente para a mesma coisa, mas ambos usando Eclipse. Para programar Java para a Web, por exemplo existe o WTP (Web Tools Plataform).

No site do Eclipse existem algumas versões completas com kits que já são opções completas para determinados projetos. São versões da IDE mais alguns plugins mais indicados.

O site do projeto pode ser visto em http://www.eclipse.org

Uma coisa bem legal das duas é que podem ser baixadas tanto para Linux como para Mac ou Windows.

Já que essas duas IDE's são gratuitas, vale a pena dar uma testada nas duas para avaliar qual é melhor para o seu gosto.

Um comentário: