domingo, 12 de abril de 2009

Inglês: Morar no exterior é garantia de fluência?

Eu ainda não tenho fluência em inglês, mas pretendo ter, e uma das minhas opções para chegar lá, era viajar.... Cheguei até a fazer sérios planos no ano passado de ir a Orlando para tomar proveito de uma imersão e soltar a língua, mas depois do post do Alessandro no English Expert, vou tentar me preparar melhor. Segue a transcrição do post!

Quanto mais o tempo passa, mais percebo que o caminho mais curto para adquirir fluência no inglês é mesmo morando em um país onde o idioma é falado. Aqui vale a regra: o tempo de exposição ao idioma é inversamente proporcional ao tempo necessário para o aprendizado. Inclusive, isso já foi dito pelo brilhante prof. Michael Jacobs, segundo ele qualquer pessoa pode aprender inglês em 1.200 horas de estudo. Muitos contestam esse número, mas isso não vem ao caso.

Entretanto, nesses mais de 2 anos e meio de English Experts, eu venho conhecendo histórias de pessoas foram fazer intercâmbio e voltaram sem falar inglês. O que teria acontecido com essas pessoas? A resposta que vem de imediato na minha mente é: elas não se prepararam bem, por conta disso não conseguiram aproveitar a oportunidade.

Não é raro ver em grupos de discussão ou fóruns na net, pessoas desesperadas pedindo ajuda: “eu preciso aprender inglês em 1 mês”, normalmente por conta de uma viagem marcada para o mês que vem. Para esse tipo de pessoa eu lamento ter que dizer: “você não vai conseguir aprender inglês em 1 mês e provavelmente você também não vai se tornar fluente em sua viagem”.

Se você vai fazer um intercâmbio, prepare-se. Lá fora as coisas não são fáceis, americanos e ingleses não são tão calorosos quanto nós, brasileiros. Fazer amigos é difícil! Se você não consegue se comunicar razoavelmente no idioma deles, tudo fica ainda mais complicado.

Isso tudo me fez lembrar a entrevista do jogador Anderson. Veja bem, ele começou no Grêmio ainda criança. Assinou o seu primeiro contrato profissional aos 16, mas desde os 14 já garantia a principal fonte de recursos de sua família. Aos 17 anos, estava no Porto e dois anos depois foi contratado pelo Manchester. Ele é a prova viva de que não basta morar fora, tem que se preparar.
[...]
O meu objetivo aqui não é ridicularizar o profissional que, diga-se de passagem, tomou uma atitude corajosa ao dar uma entrevista em inglês sem dominar bem o idioma. Porém, apenas coragem não basta. Você já viu alguém criticando o inglês de Ayrton Senna, Guga, Felipe Massa ou Rubinho? Provavelmente não, eles se prepararam!

See you!

por Alessandro no English Expert

Nenhum comentário:

Postar um comentário