segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mercado de Web Analytics

O mercado de métricas digitais no Brasil tem crescido nos últimos 2 anos, e acreditamos que este crescimento deve se acentuar nos próximos anos. O principal fator de crescimento em todo o mundo tem sido o do conhecimento, tanto das ferramentas como das metodologias existentes e do próprio mercado. Por isso, desenvolvemos esta pesquisa, onde acreditamos que irá ajudar ao mercado conhecer melhor a área de
métricas e esta a se desenvolver.

Uma pequena história do mercado de Web Analytics

No inicio da utilização dos produtos de Web Analytics, estes eram somente feitos para a leitura do log gerado pelo servidor HTTP de todas as interações que este fazia com o browser do visitante ou com os robôs que visitavam o site. Por este motivo o público-alvo destes produtos eram os gerentes de TI. Era o auge da medição de “Hits”, e também para análises de trafego e uso de banda. Era a visão dos servidores sobre a internet mas como os Web Analytics de Log não eram a melhor maneira de medir as ferramentas se modernizaram e passaram a utilizar uma tag em Java Script aplicado a cada página do site para enviar a um servidor central as informações necessárias. Esta era uma visão do lado do visitante e o começo do uso de tag’s e cookies para a coleta de informação. Com isso começamos a ter uma idéia melhor de métricas como Páginas Vistas (Page View) e Visitantes Únicos (Unique Visitor), além de uma dúzia de análises que passaram a ser disponibilizadas, como análises de conteúdo, análise do caminho do visitante, análises com foco em KPI’s como ROI, segmentação dos visitantes, entre outras.
Isso quer dizer que o Web Analytics de leitura de Log morreu? Não é o caso, como vimos cada um nos dá uma visão de parte do que necessitamos, e por isso que alguns fornecedores já criaram ferramentas em que as duas partes, Log e Tag’s, trabalham em conjunto para que possamos ter o melhor dos mundos.
No Brasil [...] o uso de Web Analytics de Log ainda é amplamente usado, possivelmente pelo desconhecimento do mundo dos Log’s. Mas a migração dos sistemas de logs para tag’s, ou o uso de ambos, é só uma questão de tempo.
Hoje o mercado esta aprendendo que somente a informação fornecida por estes produtos, sem um planejamento prévio, sem uma implementação correta e sem um processo de análise, não nos auxilia em melhorar o nosso site para os clientes, trazê-los, converte-los e chegarmos à fidelização, assim como não nos auxilia a tomarmos decisão e verificarmos se estamos investindo no que devemos.
Somente a instalação de sistemas de Web Analytics mais recentes não é o suficiente, pois esta é somente a primeira parte de um projeto. O correto planejamento para que tenhamos métricas que nos auxiliem a ver a área digital de acordo com os objetivos estratégicos de nossa empresa, e a análise destas informações para mostrar-nos quais pontos que devemos melhorar ou oportunidades que podemos trabalhar é fundamental para darmos aos nossos clientes uma experiência melhor a cada dia, e com isso nos diferenciarmos de nossa concorrência.
Estamos somente arranhando tudo o que podemos fazer em termos de métricas, mas os fornecedores de ferramentas de Web Analytics têm trabalhado para que cada vez mais possamos mostras a interação entre os visitantes e seu site e principalmente como melhorá-la.

O mercado de internet brasileiro é um dos maiores do mundo, hoje com mais de 50 milhões de pessoas acessando a web. Os jovens, principalmente, têm a web como uma extensão de suas vidas seja através das mídias sociais, seja através do site das empresas que eles gostam. O público adulto não fica muito atrás, já que somos o país que mais tempo permanece conectado no mundo. As empresas têm a necessidade de conhecer estas pessoas e prover o que elas necessitam, já que seu concorrente esta a um clique de distância.
O mercado aos poucos vai descobrindo a importância das métricas digitais, por isso ainda temos muito campo para crescer. Este crescimento deverá ser tanto por parte dos
fornecedores das ferramentas de Web Analytics, como com a área de consultoria especializada nesta área.

Estas informaçoes possuem direito de cópia de propriedade de WA Consulting. Para mais detalhes
visite o site www.waconsulting.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário