sexta-feira, 23 de abril de 2010

O mercado de TI no Rio de Janeiro

Eu sou o retrato vivo da notícia abaixo, que achei no iMasters. Fui do Rio para Brasília e retornei. Concordo que o mercado está aquecido e acho salutar que se mantenha assim.

Aqui no Rio de Janeiro sempre nos vangloriamos da mão de obra formada pelo setor de informática. Contando com universidades de primeira linha num perímetro relativamente reduzido, além de empresas que absorvem recém-formados com uma velocidade incrível proporcionando complemento na formação com experiência de mercado profissional, o Rio sempre foi referencia nacional.

Infelizmente, passamos por alguns anos de completa degradação da economia fluminense, foram anos de descaso, e isso acarretou numa fuga muito grande de empresas do Rio para outros locais do Brasil, especialmente para São Paulo. Esse movimento não ficou restrito a área empresarial, teve reflexos no mercado de mão de obra, vimos diversos profissionais valorosos do Rio de Janeiro procurando oportunidades em outros estados - é comum encontrar grande comunidades cariocas em São Paulo. A escassez de mão de obra no Rio era conseqüência de diversos fatores entre eles está a imigração profissional.

Hoje o cenário mudou um pouco, a economia do Rio dá sinais de recuperação muito por conta da indústria de petróleo, que movimenta toda a cadeia produtiva da cidade e do estado, a autoestima voltou também e, com ela, o Rio conquistou ser sede dos Jogos Militares, da Copa e das Olimpíadas, para falar apenas dos eventos mais conhecidos. Isso tudo mexeu no equilíbrio de forças dentro do mercado de TI, as empresas estão crescendo, empreendendo e inovando mais do que nunca, a mão de obra formada pelas universidades e escolas técnicas do Rio está sendo retida e aproveitada na região, e já é possível perceber um movimento de "repatriamento" de empresas e profissionais cariocas que estão voltando.

Os eventos de TI também estão acontecendo novamente e tomando vulto na cidade: o Interact aporta no Rio em julho, o Rio Info terá sua maior edição em agosto, e, além disso, pela primeira vez, será realizada uma edição fora do Rio - o Rio Info Porto. O evento no Porto, em Portugal, é uma conseqüência do alto interesse das empresas européias em conhecer a capacidade e qualificação dos brasileiros. Serão seminários, rodadas de negócios e encontros empresariais envolvendo não apenas brasileiros e portugueses, mas participantes de toda a Europa. Depois do Rock in Rio Lisboa é a vez do Rio Info Porto.

Parabéns Rio por voltar a ocupar o espaço que sempre foi seu não só no cenário nacional como internacionalmente.

Fonte: Alberto Blois do iMasters

Nenhum comentário:

Postar um comentário