terça-feira, 2 de agosto de 2011

Levomi - Busca de Imóveis na Web

Há pouco tempo atrás, o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar a Copa do Mundo de 2014 e o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016, com isso a maioria das pessoas que alugavam imóveis no Rio de Janeiro perdeu o direito de continuar alugando o mesmo imóvel. Mas Por quê?
Os Jogos com certeza trarão Bilhões de Reais em investimentos ao Estado; unindo isso à nova Política de Segurança, pacificando os morros da cidade, temos essa bolha se formando no mercado imobiliário do Rio de Janeiro. Em alguns bairros os preços dos aluguéis subiram até 146%. Algumas administradoras de imóveis simplesmente preferem não renovar os contratos de alugueis vigentes (mesmo que com um índice fora de contrato), para alugar para outro locatário (inquilino) por 2x o valor anterior.
Bem, isso aconteceu comigo, meu contrato de aluguel findou-se em Nov/2010 e, por mais que eu fosse um zeloso inquilino, sempre tenha pagado os alugueres em dia e tenha ofertado pagar um novo valor mensal de aluguel 1.4x maior que o anterior, a administradora se recusou a renová-lo. [Tomara que o próximo inquilino atrase e quebre todo o imóvel]
Assim, tive que dar início a tortuosa Busca por um imóvel no RJ. Oôh coisinha difícil! Mas eu sabia o que eu queria: Um imóvel (casa ou apartamento) de 2 ou 3 quartos na região da Tijuca, Vila Isabel, Grajaú, Maracanã, Usina ou Praça da Bandeira. Eu achava que como meu desejo era bem flexível, iria encontrar rapidamente um imóvel que atendesse minha necessidade. Enganei-me!
Comecei buscando na internet. Vários sites, alguns de classificados, outros agregadores e os diretos das imobiliárias. Em TODOS eu encontrei problemas: em uns eu só podia buscar por CASAS ou por APARTAMENTOS, ou pior, quando buscava por casas, fazia diferença se a casa fosse de rua ou casa de vila. Poxa, eu só queira um IMÓVEL para morar. Ou eu buscava por 2 quartos ou buscava por 3 quartos. Ou buscava na Tijuca, ou no Grajaú. Confesso, estava ficando maluco, refazendo buscas infindáveis nos mesmos sites para encontrar imóveis elegíveis ao meu gosto.
Quando encontrava, ligava e sempre já estava alugado ou já tinha “ficha” na frente. Quando eu dava a sorte de encontrar algum que ainda não tivesse ficha, já tinha ido alguém ver antes de mim, e já iria para a imobiliária no dia seguinte levar a documentação.
Cheguei a ligar para várias imobiliárias e administradoras para falar que sou bom pagador, com renda fixa e estava procurando um imóvel (passava a configuração que desejava) e pedia para que me informassem quando um imóvel do gênero ficasse disponível. TODAS respondem que não praticam esse serviço e que a demanda é muito grande para administrar o desejo de todos.
Dado esse cenário, eu resolvi fazer um programa super específico para realizar todas essas buscas para mim. Feito, eu o agendava para rodar todos os dias durante a madrugada e pela manhã conferia o resultado. Consegui alugar o apartamento em aproximadamente uma semana.
O Site levomi.com.br é o resultado deste programa. Peguei o core do programa que tinha feito, retirei as restrições a outros imóveis e tentei colocar em uma interface simples, em que o usuário possa realizar a busca que desejar (combinada ou simples) nos grandes sites de imóveis, e o que é melhor, como minha ideia era ajudar aos outros afim de acelerar o processo de busca por um novo imóvel, é tudo 100% grátis para o usuário. A ideia é você perguntar ao levomi.com.br e ele te apontar o caminho. O site é apenas um agregador.
Confira!

Um comentário: